Pesquisadores do Evante têm projetos de dissertação e produto educacional premiados em concursos nacionais do CBIE 2024
Dois estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE), e pesquisadores do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais (http://evante.com.br/), foram premiados no concurso de Teses e Dissertações e no concurso de softwares educacionais Apps.Edu, ambos promovidos pelo XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), realizado de 04 a 08 de novembro no Rio de Janeiro.
O estudante de doutorado Daniel Teixeira Nipo conquistou o segundo lugar no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) com o trabalho fruto de sua dissertação de mestrado, intitulado “Concepção e Validação de um Jogo Digital para Avaliar Habilidades de Pensamento Computacional”, e orientado pelos professores Dr. Rodrigo Lins Rodrigues e Dra. Rozelma Soares de França.
O concurso seleciona e premia os três melhores trabalhos nas categorias: teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso da área de Informática na Educação. Nesse processo, os trabalhos submetidos passam por um rigoroso processo de avaliação, composto por três fases, envolvendo desde a análise do mérito acadêmico até a qualidade da apresentação realizada na última fase. A cada edição, o CTD-IE premia os melhores trabalhos de cada categoria, celebrando as contribuições científicas mais inovadoras e relevantes no campo da Informática na Educação.
O doutorando Josevandro Barros Nascimento conquistou o segundo lugar entre 45 projetos no concurso nacional de softwares educacionais Apps.Edu, com o jogo “A Lenda do Tesouro: As Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão”. O jogo, voltado ao aprendizado de conceitos estatísticos, é fruto de sua pesquisa de doutorado, orientada pelos professores Dr. Rodrigo Lins Rodrigues e Dr. Vladimir Lira.
A concepção e o desenvolvimento do jogo contaram com a colaboração de uma equipe multidisciplinar. Daniel Teixeira Nipo foi responsável pela concepção do jogo, elaboração do Game Design Document (documento de design de jogo) e criação dos elementos visuais. Raphael Albino, estudante de Licenciatura em Computação da UFRPE, atuou como programador, implementando as mecânicas de jogo e sistema de coleta de dados.
O Apps.Edu é um concurso de destaque na área de tecnologia educacional, premiando inovações digitais que enriquecem o ensino em contextos formais e informais. O evento visa fomentar soluções criativas que tenham impacto positivo no aprendizado, promovendo também o pensamento empreendedor e a inovação disruptiva na educação brasileira.
Para o professor Rodrigo Lins, do PPGEC/UFRPE, as premiações ressaltam a relevância das pesquisas do programa, voltadas para o avanço da educação no Brasil: “Essas premiações valorizam características essenciais do PPGEC, que se destaca como um programa aberto e plural, comprometido com uma educação que priorize a inovação e desenvolva soluções educacionais com impacto real no cotidiano escolar”. A professora Rozelma França endossa essa percepção, e ressalta as possibilidades de pesquisa que se fortalecem no contexto atual brasileiro: “Com a BNCC Computação, homologada em 2022 pelo Ministério da Computação, e a Política Nacional de Educação Digital, o ensino de Ciência da Computação na Educação Básica e o incentivo ao uso da tecnologia digital na educação são impulsionados. Os desafios à implementação dessas políticas, tais como de formação docentes e de materiais didáticos, são um campo fértil à pesquisa científica, que podem ser exploradas em cursos de graduação e pós-graduação, como o Licenciatura em Computação e o PPGEC/UFRPE”.