Sobre o laboratório

O Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais (EVANTE) integra pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (Educação, Computação, Psicologia). O laboratório promove o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar, visando a extração de conhecimento a partir de evidências analíticas sobre o uso de tecnologias educacionais. Em nossas pesquisas buscamos desenvolver experimentos científicos que busquem identificar os reais impactos das tecnologias educacionais, permitindo decisões baseadas em evidências, por gestores, professores, pesquisadores e interessados em educação. O laboratório busca agregar as principais linhas de pesquisas: Ciência de Dados Educacionais e Learning Analytics; Métodos e Técnicas de Ensino com Tecnologias; Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologias Educacionais.

Ciência de Dados Educacionais e Learning Analytics

Esta linha de pesquisa busca a realização de pesquisas sobre a mensuração, coleta, análise e comunicação de dados sobre os estudantes e seus contextos, para compreender e otimizar a aprendizagem e o ambiente em que ela ocorre. Nesta linha de pesquisa buscamos desenvolver componentes de software (visualização de dados e Dashboards) que melhorem o processo de ensino e aprendizagem em diferente abordagens (EAD, Blended Learning e Ensino Presencial) e aplicação de algoritmos de mineração de dados educacionais.

Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologias Educacionais

Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento e avaliação de tecnologias educacionais. Buscarmos realizar pesquisas sobre a concepção de artefatos tecnológicos desenvolvidos de forma colaborativa para apoiar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos da educação formal e não formal.

Métodos e Técnicas de Ensino com Tecnologias

Esta linha de pesquisa propõe o estudo e aplicação de métodos e técnicas de ensino com o uso de tecnologias educacionais.