A utilização de experimentos no ensino de tecnologia tem se tornado uma prática cada vez mais comum em escolas e universidades. Experimentos aplicados a jogos, robótica educacional, pensamento computacional e ensino de programação são algumas das áreas que se beneficiam dessa abordagem de ensino.
Jogos Educacionais

Os jogos são uma forma popular de aprendizagem lúdica e, por meio de experimentos, é possível analisar como os jogadores aprendem e como a experiência de jogo pode ser aprimorada para maximizar o aprendizado. Esses experimentos podem incluir análise de dados de jogabilidade, entrevistas com jogadores e testes de usabilidade.
Robótica Educacional

A robótica educacional é outra área que tem ganhado destaque no ensino de tecnologia, e os experimentos são essenciais para o desenvolvimento de habilidades de programação e solução de problemas. Por meio de experimentos com robôs, os alunos podem testar diferentes estratégias de programação e entender como suas decisões afetam o comportamento do robô.
Pensamento Computacional
O pensamento computacional é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja trabalhar com tecnologia. Os experimentos nessa área podem incluir o uso de jogos e desafios de programação para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e pensamento lógico.
Por fim, o ensino de programação é uma área em que os experimentos podem ser especialmente úteis. Os alunos podem ser convidados a criar seus próprios programas e testá-los em diferentes cenários, a fim de entender como a lógica de programação pode ser aplicada em diferentes situações.
Em suma, a utilização de experimentos no ensino de tecnologia é uma abordagem eficaz para melhorar a qualidade da educação em áreas como jogos, robótica educacional, pensamento computacional e ensino de programação. Essa abordagem permite que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações práticas e desenvolvam suas habilidades de resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. Além disso, a análise dos resultados dos experimentos pode fornecer insights valiosos para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.
Artigos Publicados:
- VASCONCELOS, V. M. V. ; SILVA, N. A. L. E. ; SOUZA, A. J. ; RODRIGUES, RODRIGO LINS . A Gamification Approach for the Development of Computational Thinking Skills. LITERACY INFORMATION AND COMPUTER EDUCATION JOURNAL (LICEJ), v. 1, p. 1-10, 2019.
- GONCALVES, A. D. S. ; NASCIMENTO, J. B. ; GOUVEIA, J. F. ; RODRIGUES, R. L. . Concepções de professores de rede básica de ensino a respeito da utilização de jogos no Ensino da Matemática. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 17, p. 196, 2021.