Artigos aprovados no CBIE/SBIE 2019
O grupo Evante acaba de receber o resultado dos artigos submetidos no Congresso Brasileiro de Informática na Educação. O grupo teve a aprovação de dois artigos submetidos para o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Os artigos aprovados tiveram como título (1) Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil, dos autores (José de Oliveira Neto, Rodrigo Rodrigues, Américo Amorim) e o artigo (2) Identificação de pesquisas referentes ao engajamento de alunos em plataformas de LMS e suas relações com o desempenho acadêmico (Pamella Letícia Silva de Oliveira, Rodrigo Rodrigues, Adonis Justo de Souza). Os resumos dos artigos estão abaixo.
Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil
Este trabalho se propõe a fazer uma análise de dados obtidos a partir de dados extraídos da interação de estudantes com um jogo, dentre 20, aplicado durante uma pesquisa que comprovou o impacto positivo no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de crianças de 4 anos de idade. Foram selecionados três algoritmos de classificação que foram treinados com os dados resultantes da interação desses jogadores com o jogo e demonstrada a taxa de acerto de cada um dos classificadores. Alem disso, este trabalho também faz uma análise das interação consideradas mais relevantes na classificação de um dos modelos, encontrando relações entre as palavras propostas como desafio no teste e as presentes no jogo, levantando reflexões que podem ser levadas em consideração durante a produção de um jogo educacional que objetive aperfeiçoar habilidades de leitura e escrita de crianças no ensino infantil. Este trabalho foi feito em parceria com a empresa de tecnologia educacional Escribo.
Identificação de pesquisas referentes ao engajamento de alunos em plataformas de LMS e suas relações com o desempenho acadêmico
A Educação a Distância (EAD) vem assumindo um importante papel nos modelos de acesso à educação [Ramos 2016]. No entanto, muitos alunos não fazem uso das ferramentas e recursos disponíveis de uma forma que irá maximizar a aprendizagem. Logo, isso é refletido na média do quantitativo de conclusão nesta categoria que é de 15-25% [Moubayed et al. 2018]. Diante disso, este artigo visa usar a EDM para mostrar a relação do engajamento dos alunos em plataformas LMS com o desempenho dos mesmos. Na análise, é apresentado algumas pesquisas que abordam esse tema. Apesar disso, é mostrado que existe escassez no que se diz respeito a trabalhos que apresentem dados e soluções para auxiliar professores e alunos a intervirem em casos de possíveis evasões.